miilay

" Dai-me, Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida, para um novo avanço"Gabriela Mistral, poetisa

Terça-feira, 29 de Setembro de 2015

Dia de S. Miguel

 

 

 

A Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis,  tem como padroeiro S. Miguel. 

 

 

Príncipe da Milícia Celeste
29 de setembro


“Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu (Apocalipse, 12, 7-8)”.

Quem como Deus = Miguel


“Deus criou as coisas materiais e espirituais. O diabo e os outros espíritos malignos foram criados bons por Deus, porém tornaram-se maus por si mesmos (IV Concílio Ecumênico de Latrão – 1.215)”.

Antes de ter criado o homem, Deus criou os Santos Espíritos, os Espíritos Puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam às vezes apresentar-se aos homens sob formas corporais: “Deus, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os Espirituais e os Corporais, isto é, os Anjos e o Mundo; e, depois, criou o Homem, sendo constituído de corpo e espírito, que é comum a ambos os seres (IV – Concílio Latrão – 1215)”.
As Sagradas Escrituras falam-nos de anjos agrupados em 9 coros, a saber: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os Anjos, que por sua vez, constituem três hierarquias. A primeira hierarquia, os Serafins, Querubins e Tronos, têm por missão o serviço principal perante o Trono de Deus; a segunda hierarquia: Dominações, Potestades e Virtudes que têm por missão o serviço no espaço da Criação; e a terceira hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos, que têm por missão o serviço junto à humanidade na terra.

Retirado da Internet

.........................................................................................................................    ..............................................................................................................................

 

Há muitos anos era uso e costume os caseiros pagarem a renda ao Patrono no dia 29 de Setembro, dia do padroeiro de Oliveira de Azeméis, São Miguel.

Conta a história que nesse dia se comiam Papas de Vinha d'Alho, as quais eram confeccionadas com a primeira farinha de milho novo, feijão branco e nabiças, que nessa altura também são novas e, evidentemente, as carnes marinadas em vinha d'alho.

Esta tradição gastronómica prevalece há mais de 200 anos, não se sabendo exactamente a data de início deste costume.

Em 29 de Setembro de 2006 é fundada a Confraria das Papas de São Miguel com o objectivo de promover a valorização e prestígio das Papas de São Miguel como símbolo gastronómico oliveirense.



Retirado do site da Confraria das Papas de S. Miguel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por miilay às 16:06

2 comentários:

Há que preservar e dar vida aos nossos costumes e tradições. São a nossa história viva. Identificam-se e identificam-nos.
Benedita
Benedita a 29 de Setembro de 2015 às 22:36
Benedita,Obrigada pela tua visita .

miilay
miilay a 1 de Outubro de 2015 às 23:31

mais sobre mim

Setembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
22
24
25
28

pesquisar

 

comentários recentes

  • boa tarde, sabe dizer-me qual é o outro nome pelo ...
  • Olá miilay
  • parecem as bocas de cães pequeninos, dizíamos nós ...
  • ..e perfume intenso.
  • belas :)
  • Se é para mim recebo-a com muito carinho e amizade...
  • Verdade.Já tenho saudades da ria.Um destes dias......
  • E era bem gira.Olá Miilay feliz 2017.Faz tempo que...
  • Obrigada,Feliz Ano para si e cuidado com o frio,aí...
  • Manu, estou bem, e a fazer os possíveis para não f...

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro