miilay

" Dai-me, Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida, para um novo avanço"Gabriela Mistral, poetisa

Terça-feira, 23 de Junho de 2015

Dia de S. João

Noite de S. João, ai que saudades, de quando a minha casa se enchia de familiares, de boa sardinha assada, salada com alface,tomate, e os divinos pimentos regados de azeite e vinagre, batata cozida com pele, febras, e muita alegria e confraternização . Depois a figura principal era o meu querido pai, que punha o balão feito por ele no ar. Passava a tarde a cortar e a unir as folhas de papel de seda, de várias cores,,que colava com uma cola especial e feita por ele farinha e água.

Depois tinha que fazer a armação em arame para a boca do balão ,onde era colocado o desperdício encharcado em gasolina,ou petróleo.Acendia-se e duas ou mais pessoas pegavam as frágeis folhas de papel de seda que constituía, o balão e deixava-se o balão encher de ar quente que lhe dava a propulsão para ele subir e lá ia,ia todo iluminado até parecer um ponto de luz no céu escuro e cheio de estrelas. No pátio estávamos todos a olhar para o céu e a bater palmas, para aquele sucesso e a agradecer ao meu pai pelo prazer que nos proporcionava.

Havia anos em que o balão ardia sem subir, ou subia mas a pouca altura lá se desfazia em chamas,oh! que pena!!!

Hoje sei que o meu pai ,sente-nos a todos mais perto,pois toda a família lembra este feito. Obrigada, Paizinho, que estejas em Paz é o que mais desejamos. Estás nos nossos corações.

 

019.jpg

 

Uma foto desse tempo. 

publicado por miilay às 23:35

1 comentário:

É bom recordar momentos assim que te trazem à memória coisas que decerto jamais esquecerás.
Pela bela descrição, imagino a alegria que se vivia nessa altura.
O teu pai lá em cima decerto sorrirá , porque tem a certeza que nunca se esquecerão dele.

Beijos Miilay
Existe um Olhar a 25 de Junho de 2015 às 08:36

mais sobre mim

Junho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
18
19
22
24
25
26
28
30

pesquisar

 

comentários recentes

  • Belo artigo, parabéns!
  • Gostei que tivesse passado , gostou? ou só viu est...
  • Obrigada! Rita eu já fui apaixonada por este blog,...
  • Obrigada! Foi uma forma de me trazer até aqui, ao ...
  • Muito interessante!
  • Gostei muito do seu blog obrigado
  • O telhado da casa não tem nada a ver.
  • boa tarde, sabe dizer-me qual é o outro nome pelo ...
  • Olá miilay
  • parecem as bocas de cães pequeninos, dizíamos nós ...

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro